Você está aqui: Página Inicial / Blog / Segurança em reuniões e conferências online: perigos e boas práticas

Segurança em reuniões e conferências online: perigos e boas práticas

Para manter a segurança em reuniões e conferências online, é preciso saber reconhecer alguns perigos como phishing, engenharia social e deepfake; aprenda algumas dicas para se proteger.

Quantas reuniões online você já fez essa semana? Se você trabalha de casa ou no modelo híbrido, é provável que muitas. As conferências online em geral são convenientes, já que possibilitam que as mais diversas questões sejam resolvidas independentemente da localização física dos envolvidos. No entanto, elas também podem trazer alguns desafios e riscos de segurança que precisam ser considerados. Conheça os principais:

Links falsos para supostas reuniões

Um dos riscos mais comuns e perigosos é o phishing, ou seja, pessoas mal-intencionadas enviam links de reuniões falsas por e-mail, redes sociais ou apps de troca de mensagem. 

Esses links podem parecer legítimos, mas, na verdade, podem levar a sites maliciosos ou instalar um malware no seu dispositivo para capturar informações pessoais, bancárias ou profissionais. 

Vazamento de dados

Outro risco é o vazamento de informações sensíveis. Cibercriminosos podem roubar o perfil de um participante para realizar gravações clandestinas, por exemplo.

O vazamento também pode ocorrer simplesmente por descuido dos usuários. Por exemplo, um participante pode convidar outras pessoas para uma reunião sem avisar. 

O risco é ainda maior quando as reuniões acontecem em escritórios compartilhados ou locais públicos, como cafés. Isso porque pessoas não autorizadas podem ouvir ou ver informações em sua tela. Além disso, redes Wi-Fi públicas ou compartilhadas costumam oferecer uma segurança mais baixa diante de tentativas de invasão.

Deepfake

Um terceiro risco é o deepfake, que é uma tecnologia que permite criar vídeos falsos de pessoas usando inteligência artificial para imitar sua aparência e voz. Essa tecnologia pode ser usada para enganar os participantes de uma reunião online, fazendo-os acreditar que estão falando com alguém que não é quem diz ser. 

Como se proteger desses riscos em reuniões online?

  • Confirme antes de clicar em um link: para evitar essa armadilha, confira sempre a identidade do remetente e o endereço do link. Se você não reconhecer ou não estiver esperando por uma reunião, não clique no link. Antes disso, confirme com a pessoa ou a organização que supostamente o enviou. 
  • Garanta o sigilo das informações: para evitar vazamentos de dados acidentais, convide apenas as pessoas envolvidas necessárias e, quando for dividir informações sensíveis, enfatize a importância de manter sigilo. Use apenas ferramentas de reunião online confiáveis e sempre que possível, crie salas privadas com senhas para acesso, evitando que terceiros acessem a reunião. Uma dica também é preparar a pauta da reunião com antecedência para evitar falar de assuntos sensíveis que nem todos presentes deveriam saber. Por esse mesmo motivo, evite compartilhar sua tela sem necessidade ou mostrar documentos que não sejam relevantes. 
  • Considere o ambiente ao redor: Antes de realizar uma reunião, busque um ambiente reservado e com isolamento acústico. Caso não seja possível, use fones de ouvido para evitar que outras pessoas escutem o que está sendo dito. Prefira participar em um cômodo isolado ou em um canto com as costas para a parede para evitar bisbilhoteiros. Se houver janelas no cômodo, lembre-se de fechar as persianas. 
  • Preste muita atenção ao sinais: Para evitar ser vítima de um deepfake, preste atenção aos sinais que podem indicar uma manipulação na imagem apresentada. Alguns dos mais comuns são distorções, sincronização labial ruim ou inconsistências no comportamento ou no discurso da pessoa sendo “copiada”. Você também pode pedir que a pessoa faça algum gesto específico ou responda alguma pergunta pessoal para confirmar sua identidade.

Conclusão

A segurança em reuniões e conferências online é uma responsabilidade compartilhada entre os usuários e as plataformas. Ao adotar práticas de segurança simples, como a verificação de links, a autenticação de identidade e o cuidado com informações sensíveis, você pode realizar reuniões com mais tranquilidade. 

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security