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Reconhecimento a curto prazo: qual a sua importância e como funciona?

Entenda o conceito de "reforço" e por que a estratégia de reconhecimento a curto prazo é muito importante para a eficácia do programa gamificado de conscientização em segurança da informação.

Para planejar um programa de conscientização gamificado eficaz, especialmente sobre segurança da informação, um pilar essencial é a estratégia de reconhecimento dos usuários, que funciona como um reforço positivo na linguagem da gamificação. Em outras palavras, uma recompensa pelo desempenho do usuário no jogo que o fará voltar para conquistar mais. 

Burrhus Skinner (1989), um famoso teórico sobre comportamento humano, explica que um “reforço é um tipo de evento que aumenta a probabilidade de um determinado comportamento voltar a ocorrer” (SOUZA, 2013, p. 38). No caso de jogos corporativos, sendo obrigatórios ou voluntários, existe ainda a variável de que esta é uma atividade imposta pela instituição, e não um entretenimento ou conhecimento procurado autonomamente pelo próprio usuário. Por esta razão, os gestores do jogo precisam constantemente reforçar o comportamento dos seus usuários, para que eles queiram voltar para o jogo mesmo que a princípio não tenha sido uma escolha pessoal.

Dentre as diversas categorias de reforços estudadas pela psicologia, são aplicadas à gamificação duas principais oposições: reforços negativos vs. reforços positivos; e reforços de curto prazo vs. reforços de longo prazo:

  • Reforços negativos: podem ser entendidos como “punições” a um determinado comportamento. No caso do jogo corporativo, uma punição seria bloquear o acesso à rede caso o usuário não conclua uma determinada tarefa dentro de um prazo. 
  • Reforços positivos: são o oposto, podem ser entendidos como “recompensas”. Nesse caso, quando você divulga a foto do ganhador da semana, está reforçando seu comportamento positivamente. 
  • Reforços de curto prazo: é quando o reforço acontece imediatamente após o comportamento ou pouco tempo depois. Quando um usuário vê seu nome subir no ranking logo após completar uma tarefa no jogo, por exemplo, é um reforço de curto prazo.
  • Reforços de longo prazo: é quando o reforço acontece de forma “atrasada” ou um bom tempo depois que o comportamento aconteceu. Quando os usuários são reconhecidos apenas no final de uma temporada de jogo de três meses, por exemplo, é um reforço de longo prazo.

A recomendação da equipe Hacker Rangers é que os gestores sempre optem por reforços positivos e de curto prazo. Isso porque é cientificamente comprovado que os reforços de curto prazo ou imediatos são mais eficientes para garantir que o usuário continue interessado por determinada atividade (SKINNER, 1989) e, os reforços positivos, são mais condizentes com o ambiente descontraído de um jogo, que deve fazer o usuário esquecer que tal atividade é ainda parte de seu trabalho. Por esta razão, recomendamos a estratégia do “reconhecimento a curto prazo”.

O reconhecimento a curto prazo nada mais é do que um reforço positivo em que o usuário é colocado em destaque por seu desempenho no jogo. É importante ressaltar que reconhecimento e recompensa não são necessariamente sinônimos de premiação. Isso significa que o simples ato de divulgar para a comunidade corporativa o ranking semanal, com o nome dos primeiros colocados da semana, já é um tipo de reconhecimento a curto prazo. O reconhecimento a curto prazo é, também, uma forma de empoderar os seus colaboradores, mostrando que o desempenho deles no jogo, por menor que seja e no ritmo de cada um, não passa despercebido. 

Compilamos algumas sugestões que podem te auxiliar a montar sua estratégia de reconhecimento a curto prazo para a sua próxima temporada do Hacker Rangers:

  • Divulgação e exposição dos primeiros colocados da semana e do mês. O método de reconhecimento mais simples e prático é divulgar quem são os ganhadores da semana e do mês. Você pode fazer um post nos comunicadores internos com os nomes dos primeiros colocados ou, ainda, pode criar um banner divertido com as fotos deles. A criatividade aqui é essencial!
  • Assinatura de e-mail personalizada. Outro reconhecimento simples e prático é desenvolver uma assinatura personalizada que os primeiros colocados terão a possibilidade de usar. Você pode criar uma medalha ou um troféu virtual para que o colaborador possa adicionar em sua assinatura, podendo exibir para todos sua conquista no HR.
  • Folgas. A possibilidade de tirar uma folga é sempre muito bem recomendada pelos colaboradores. Por isso, oferecer uma folga ao primeiro colocado da semana ou do mês pode tornar o jogo muito atraente para a sua comunidade de usuários. Pode ser um dia de folga, meio período de folga ou até mesmo a possibilidade de emendar um feriado. Fica a seu critério!
  • Mais horas de almoço. Assim como as folgas, a possibilidade de ter um tempinho a mais na hora do almoço para poder descansar é uma comodidade valiosa para qualquer colaborador. Assim, como recompensa para os destaques da semana, uma ideia de recompensa pode ser uma “esticadinha” na hora do almoço. Você pode oferecer um “vale” de duas horas de almoço, por exemplo. 
  • Melhorias no equipamento de trabalho. Caso a sua empresa tenha um inventário de equipamentos de trabalho, como cadeira ergonômica, mouses, teclados, monitores ou mesmo computadores, considere a ideia de atualizar os equipamentos dos primeiros colocados do mês, por exemplo. 
  • Vaga de estacionamento privilegiada. Se sua empresa conta com um espaço físico e tem estacionamento, uma boa ideia é oferecer por uma semana ou por um mês uma vaga mais privilegiada para os ganhadores da semana e/ou do mês. Pode ser uma vaga mais próxima da entrada, uma vaga coberta ou mesmo uma que seja mais ampla e mais fácil de estacionar. 
  • Cesta/Kit de café da manhã. Conquista o seu colaborador pela “barriga” pode ser uma boa estratégia. Garanta para o primeiro colocado da semana ou do mês uma cesta de café da manhã, do porte que você achar ideal, e com certeza toda a comunidade vai querer garantir a sua própria. Dica: converse com os seus colaboradores. Eles acham mais legal uma cesta de café tradicional ou um kit de degustação de cafés? Um almoço de um restaurante bacana ou uma tábua de queijos? Saber os gostos dos seus usuários faz toda a diferença!
  • Troféus e Medalhas. Um bom jeito de recompensar os destaques de uma competição é entregar medalhas e troféus para os primeiros colocados. Você pode criar seus troféus e medalhas personalizados ou pode adquirir o Kit Reconhecimento Hacker Rangers, que conta com 3 troféus, 58 bottoms e 20 adesivos para você distribuir ao longo do seu jogo! Consulte seu gestor HR para saber mais.

Sinta-se livre para oferecer qualquer tipo de recompensa que julgar ideal para a sua comunidade de colaboradores. O importante é que você preze por oferecer várias oportunidades de reconhecimento ao longo da temporada de jogo, ao invés de uma única oportunidade somente no final.

 

Equipe Hacker Rangers