Você está aqui: Página Inicial / Blog / Por que e como instalar uma VPN em seu iPhone ou Android

Por que e como instalar uma VPN em seu iPhone ou Android

Se segurança e privacidade forem importantes para você, você precisa instalar uma VPN móvel.

Uma VPN, ou Rede Privada Virtual, direciona toda a sua atividade online através de uma conexão segura e criptografada, o que impede que outras pessoas vejam o que você está fazendo na internet e a sua localização. Basicamente, uma VPN fornece uma camada extra de segurança e privacidade para todas as suas atividades online.

Por que você precisa de uma VPN para o seu iPhone ou o seu Android?

Atualmente, vivemos em nossos telefones e tablets, mais até do que em nossos computadores. Fazemos transações bancárias. Compramos. Conversamos. Pesquisamos. Quando fazemos tudo isso, enviamos informações pessoais através de uma rede e supomos que tudo seja seguro e privado. Talvez seja, talvez não. Você realmente quer arriscar suas informações bancárias ou do seu cartão de crédito?

O motivo número um para ter uma VPN móvel em seu Android ou iPhone é garantir que a sua conexão com a internet seja segura. Quantas vezes você entrou em uma cafeteria e se conectou na Wi-Fi gratuita com o seu telefone? Talvez o sinal do celular estava fraco ou você apenas não queria gastar os dados do seu plano móvel. O problema é que os pontos de Wi-Fi públicos não são seguros, nem mesmo aqueles que exigem que você digite uma senha. Se você tem a senha, qualquer outra pessoa pode ter. Isso significa que qualquer hacker com conhecimento pode acessar os dados enviados através dessa conexão, incluindo os seus. Instalar uma VPN segura em seu dispositivo móvel garante que as informações enviadas estejam seguras, não importa como você esteja conectado na internet.

Uma VPN móvel protege também sua privacidade contra bisbilhoteiros, como o seu provedor de internet, a Google e outros sites que rastreiam seus hábitos de navegação. Se você já usou o recurso “navegação privada” em seu navegador para poder comparar preços de voos, hotéis ou outros serviços sem ser rastreado, uma VPN seria exatamente o que você precisa. Com uma VPN móvel instalada, você sempre está no modo de navegação privada e ninguém mais saberá por onde você passou na internet.

Outro benefício de uma VPN móvel é a capacidade de aproveitar um acesso aberto e desbloqueado ao conteúdo. Se estiver trabalhando no exterior com seu iPhone ou Android, pode ser que não seja possível acessar sites de redes sociais, como Facebook e Instagram, ou acessar certos sites de notícias, devido a problemas de censura. Além disso, os serviços de vídeo por assinatura podem não estar acessíveis em todas as áreas. Às vezes, com uma VPN móvel, você pode contornar bloqueios de local selecionando um servidor nos EUA ou outro que corresponda à “sua casa”.

O que eu preciso analisar para escolher um provedor de VPN?

Certo, agora que você se convenceu que ter uma VPN em seu iPhone ou Android é uma boa ideia, você precisa escolher um provedor de VPN. Faça uma pesquisa rápida e verá que não faltam opções, algumas gratuitas e outras com uma cobrança mensal. Embora usar uma VPN gratuita seja tentador, elas geralmente têm alguns limites que podem frustrá-lo(a). Mas as VPNs móveis gratuitas são uma excelente maneira de experimentar um serviço de VPN para, depois, escolher qual comprar.

Você quer reduzir as opções? Considere o seguinte ao pesquisar os provedores de VPN móvel:

A conexão é segura?

Qual método de criptografia o provedor de VPN utiliza? Uma boa VPN provavelmente usará uma criptografia de 256-bit e um protocolo mais forte, como OpenVPN (mais informações sobre ele a seguir), enquanto um serviço gratuito poderá usar um nível menor de proteção. Algumas VPN gratuitas não usam realmente nenhuma criptografia: elas podem ser boas para desbloquear conteúdo, mas não para a sua segurança.

O provedor de VPN registra a sua atividade?

Se a sua meta número um com relação a uma VPN for a privacidade, verifique se o serviço escolhido não mantém um registro das suas atividades. Verifique as políticas de privacidade dos produtos que você está considerando e veja quais agradam você.

Como a empresa ganha dinheiro?

Quando a VPN cobra uma assinatura, você sabe como a empresa ganha dinheiro. Com uma VPN gratuita, não se pode ter certeza de como a empresa gera seus lucros. Você pode ter que lidar com um monte de anúncios durante a navegação ou eles podem vender suas informações pessoais a anunciantes, o que destrói pelo menos um dos motivos de usar uma VPN.

Qual é a velocidade da conexão? Quantos servidores ela tem?

A VPN vai deixar sua navegação na internet muito lenta? Se o serviço tiver poucos servidores em poucos locais, pode ser necessário compartilhar largura de banda com outros usuários e nem sempre você poderá contar com o acesso à VPN quando e onde precisar. Muitos aplicativos de VPN por assinatura oferecem um teste grátis para você experimentar essas funções.

Quais são os limites de utilização?

Alguns serviços gratuitos podem limitar sua utilização diária ou mensal. Alguns provedores de VPN oferecem uso limitado gratuito e a opção de atualizar para uma assinatura com uso ilimitado.

Como configurar sua VPN em seu iPhone ou Android

Depois de escolher um provedor, é hora de configurar a VPN em seu telefone. Há algumas maneiras de fazer isso. A primeira e mais simples é:

  • Compre um aplicativo de VPN na loja da Apple ou na Google Play;
  • Siga as instruções de instalação. Geralmente, esses aplicativos são fáceis de instalar, mesmo para novatos. Eles são fáceis de manter, pois você pode configurar e salvar as preferências.

Quer mais controle sobre a sua VPN?

A segunda opção é configurar manualmente a VPN em seu dispositivo móvel, o que obviamente exige um pouco mais de tempo, esforço e conhecimento. Essa abordagem é mais adequada a alguém que quer mais controle sobre a sua experiência de VPN, incluindo a capacidade de escolher um protocolo específico e personalizar configurações.

Obtenha uma conexão segura

Se seu dispositivo móvel for parte indispensável do seu dia a dia, uma VPN será uma ferramenta inestimável para proteger seus dados sigilosos, defender a sua privacidade e fornecer acesso aberto à internet. Independentemente de você ser um(a) grande conhecedor(a) técnico(a), que faz tudo sozinho(a), ou for do tipo bem-informado(a) sobre tecnologia que prefere um app fácil, há uma solução de VPN móvel para você.

Adaptado de: Por que e como instalar uma VPN em seu iPhone ou Android (avast.com)