Você está aqui: Página Inicial / Blog / Por que atualizar os dispositivos regularmente é uma medida de segurança importante?

Por que atualizar os dispositivos regularmente é uma medida de segurança importante?

Muitos internautas encontram resistência no momento de atualizar seus dispositivos; essa medida, no entanto, é essencial para manter a sua segurança digital no dia a dia.

Imagine que você está em uma reunião online de trabalho e seu computador — ou celular — fique, exaustivamente, notificando uma nova atualização disponível. Você já passou por isso alguma vez?

Esse anúncio de update quase sempre é ignorado pelos usuários porque os dispositivos geralmente levam algum tempo para ser atualizados. Ainda que, de início, encontremos certa resistência em aceitar essas mudanças no sistema, você sabia que as atualizações recomendadas por nossos dispositivos  geralmente poupam nosso tempo a longo prazo?

Ao aplicar as atualizações regularmente, além de garantir maior usabilidade dos dispositivos, também reforçamos a nossa própria segurança online. 

Mas, afinal de contas, o que as atualizações têm a ver com a minha segurança?

Uma atualização nada mais é que uma nova versão de um aplicativo ou sistema. Em geral, essas mudanças eliminam bugs, melhoram o desempenho do aparelho e o mais importante: corrigem falhas de segurança. 

É comum que, a cada dia, novas vulnerabilidades sejam descobertas nos códigos dos programas. Por isso, elas precisam ser corrigidas o mais rápido possível para evitar que essas brechas de segurança sejam exploradas por cibercriminosos para os mais diversos fins. 

Logo que os problemas são solucionados pelas equipes de desenvolvimento, uma versão mais segura é disponibilizada aos usuários, que, por sua vez, têm o dever de instalar a atualização para que essas melhorias sejam aplicadas à sua máquina ou aparelho.

Em suma, ao atualizar os seus dispositivos regularmente você garante que está recebendo os últimos patches de segurança oferecidos pelos fornecedores e, claro, contribuindo para a maior proteção dos seus dados, já que estará se livrando de diversas vulnerabilidades. 

Quais riscos corremos ao ignorar as atualizações regulares dos dispositivos?

A verdade é que quanto mais demoramos para aceitar as atualizações dos dispositivos, mais vulneráveis estamos em termos de segurança digital.

Brechas de segurança antigas são conhecidas pelos cibercriminosos e podem ser exploradas mais facilmente do que você imagina. Consequentemente, o risco de sofrer um ataque cibernético é bem maior; afinal, algumas vulnerabilidades,  que deveriam ter sido corrigidas com as novas versões disponíveis, continuam ali, prontas para serem aproveitadas.

Além disso, tenha em mente que a falta de atualização pode gerar muitas incompatibilidades do sistema operacional com outros programas — e vice-versa —, que podem prejudicar a sua experiência como usuário. Além do quesito segurança, as versões mais recentes dos softwares implementam novas funcionalidades e recursos que contribuem para uma maior produtividade com relação ao uso do aparelho.


Precisa de mais justificativas para manter seu aparelho atualizado? Aqui estão!

Existem diversos motivos para manter um dispositivo atualizado. As principais razões são:

  • a revisão do software;  

  • o reparo de falhas operacionais; 

  • a exclusão de problemas e materiais desatualizados;

  • maior proteção aos dados e privacidade do usuário;

  • redução dos custos de manutenção do dispositivo. 

Por fim, podemos concluir que manter os seus aparelhos atualizados é muito vantajoso! Vale a pena esperar alguns minutinhos para garantir a sua segurança no dia a dia e, de quebra, estar sempre por dentro das últimas funcionalidades disponíveis para o seu dispositivo.

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security