Você está aqui: Página Inicial / Blog / Permissões de apps: preste atenção antes de concedê-las!

Permissões de apps: preste atenção antes de concedê-las!

Aplicações desenvolvidas para dispositivos móveis pedem que você permita seu acesso a determinados recursos do aparelho e seções do sistema operacional. Ser descuidado com tais permissões é uma postura que põe sua segurança e privacidade em risco.

Instalar aplicativos e jogos em seu smartphone ou tablet é sempre uma atividade divertida. Porém, na ânsia de obter novos recursos ou se divertir com aquele game da moda, a maioria dos usuários nem sequer presta atenção em um “detalhe” que pode fazer toda a diferença: as permissões que aquela aplicação lhe solicita. Muitos internautas, aliás, nem sabem exatamente como elas funcionam e para que servem — algo que pode colocar a sua segurança cibernética e sua privacidade em risco.

Antes de mais nada, vamos entender exatamente o que significam essas “permissões”. Imagine que seu dispositivo móvel nada mais é do que um conjunto de peças que foram montadas em um único produto: temos o microfone, a câmera traseira e a dianteira, os diversos sensores (giroscópio, receptor de GPS, entre outros) e assim por diante. Indo além, seu sistema operacional também é composto por vários setores: as mensagens, o gestor de armazenamento interno, o módulo de gerenciamento de arquivos…

Enfim, estamos falando de mais de 250 “coisas” diferentes que um aplicativo, para funcionar corretamente, pode ou não necessitar de acesso. Um aplicativo de fotografia, por exemplo, obviamente vai precisar de acesso à câmera, ao gestor de armazenamento interno (para salvar e/ou abrir fotos) e outras funcionalidades cruciais para cumprir o seu papel. Por isso, ao instalá-lo, ele requisitará a sua permissão para acessar tais recursos e componentes do seu smartphone.

Liberdade ou libertinagem?

Porém, pare e pense: será mesmo que um aplicativo de cálculos matemáticos precisa saber a sua localização geográfica para funcionar? Um joguinho simples realmente necessita ser capaz de escrever e ler dados da memória de seu celular? Ou será que tais apps nada mais são do que softwares maliciosos distribuídos por criminosos cibernéticos com o objetivo de roubar seus dados, disfarçando-se como um programa legítimo? Acredite ou não, mas isso é mais comum do que você imagina e eis o porquê de tomar cuidado com tais permissões.

Felizmente, nos dias atuais, as lojas oficiais de aplicativos dos principais sistemas operacionais para dispositivos móveis possuem processos bem rígidos para evitar que aplicações malignas entrem em suas prateleiras. Ainda assim, de vez em quando, um app com más intenções pode contornar as verificações e ser disponibilizado para download. Resta ao usuário final a responsabilidade de prestar atenção nas permissões requisitadas pelo software e negar aquelas que julgar desnecessárias.

Aliás, antes mesmo de baixar alguma coisa, é possível verificar quais permissões aquele app teoricamente necessita para funcionar. Encontrar algo estranho nessa lista significa ligar o sinal de alerta. As permissões mais críticas que você deve tomar cuidado são: acesso aos sensores, ao calendário, à câmera, à agenda de contatos, ao GPS, ao microfone, à câmera, ao armazenamento interno e aos recursos de controlar chamadas telefônicas e mensagens de texto (SMS).

Você está no controle!

Vale lembrar, aliás, que caso você esteja na dúvida a respeito de um aplicativo que já esteja instalado no seu dispositivo, é perfeitamente possível consultar quais permissões ele possui e desligar aquelas que você se sentir desconfortável em conceder. Basta procurar por tal funcionalidade de segurança no menu de configurações de seu sistema operacional. Na dúvida, prefira desinstalar o app suspeito para evitar maiores dores de cabeça.

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security