Você está aqui: Página Inicial / Blog / O que faz e qual é a importância do profissional de TI?

O que faz e qual é a importância do profissional de TI?

Engana-se quem pensa que o cargo se resume a “resolver um probleminha no computador”; a função é crucial para garantir a inovação e a transformação digital nas empresas.

Qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça quando pensa no termo “profissional de TI”? Possivelmente, para todos os outros departamentos de uma empresa, esse colaborador nada mais é do que aquele responsável por “dar uma ajudinha aqui no meu PC”, “consertar a impressora que quebrou” ou “ensinar a fazer uma coisa rápida no computador”. Não vamos lhe julgar, já que, de fato, diversas companhias contratam supostos profissionais de TI justamente para lidar com esse tipo de situação. Porém, a realidade é bem diferente, pois estamos falando de um cargo importantíssimo para qualquer empreendedor.

A sigla TI — caso você não saiba — advém de Tecnologia da Informação, um setor amplo, com diversas ramificações e que está em constante desenvolvimento. Em sua base, porém, a tecnologia da informação é justamente o que o nome sugere: o uso de recursos tecnológicos para processar informações, procurando sempre facilitar os processos dos colaboradores, otimizar a produtividade, reduzir custos, propor novas metodologias de trabalho e — de vez em quando — flertar com a área da segurança da informação.

Pare e pense: quais softwares você usa no seu dia a dia para trabalhar? Como você armazena seus documentos? Como é possível que você, neste momento de isolamento social, consiga acessar sistemas e recursos corporativos mesmo à distância, no conforto da sua casa? No escritório, como você consegue compartilhar arquivos em redes locais ou imprimir papéis na impressora que está há metros de distância? Pois bem, toda essa arquitetura foi desenhada e é mantida pelo profissional de TI.

Mais do que “o cara do suporte”

Como já dissemos, o trabalho da equipe de TI pode sim englobar o suporte técnico, mas vai muito além disso: envolve dar orientações, escolher, implementar e realizar a manutenção dos melhores sistemas, softwares e soluções para todos os departamentos de uma companhia, com o único objetivo de garantir que todos os colaboradores possam trabalhar de forma eficiente. Por isso, não bastam as hard skills técnicas; um bom profissional do setor precisa ter também soft skills, como conhecimentos organizacionais, gerenciais e estratégicos.

A tecnologia é alvo que evolui constantemente. Se há poucos anos tínhamos servidores dentro dos próprios escritórios, hoje, a maioria dos empreendimentos estão migrando para a nuvem. Por isso, dinamismo para entender como essas inovações podem ser usadas em prol de um ambiente corporativo mais organizado e produtivo também é outra característica do profissional de TI de sucesso. Mas, claro, para isso, ele também precisa ter uma visão clara e estar envolvido no core business da empresa.

Dessa forma, ao compreender o ramo de indústria para o qual ele trabalha, ele consegue desenvolver estratégias específicas para cada necessidade, adotando um pensamento analítico para gerir projetos. Afinal, nenhuma empresa é igual — cada uma possui suas próprias particularidades que precisam ser levadas em conta na hora de entender como tudo funcionará.

Crucial para todos os negócios

É difícil resumir a área de TI em poucas palavras, especialmente se levarmos em conta quantas vertentes desta “arte” existem: há os profissionais especializados em infraestrutura (ou seja, que garantem o bom funcionamento e a configuração de dispositivos de hardware), em rede (que se foca em prover a conectividade, local ou remota, entre os aparelhos e recursos corporativos de forma segura), em bancos de dados (compenetrado em administrar servidores e bases de informações) e assim por diante.

De qualquer forma, é indiscutível a importância do profissional de TI. Sem ele, uma empresa não possui os recursos tecnológicos necessários para manter-se competitiva em um mercado cada vez mais selvagem, e tampouco é capaz de se manter atualizada com o que há de mais novo para garantir a produtividade de seus funcionários.

Produção: Equipe de Conteúdo Perallis Security