Você está aqui: Página Inicial / Blog / Home office? Cuidado ao misturar serviços pessoais e profissionais!

Home office? Cuidado ao misturar serviços pessoais e profissionais!

Muitos colaboradores, ao trabalhar em regime remoto, acabam cometendo o deslize de não delimitar adequadamente os espaços para informações particulares e corporativas.

O trabalho remoto virou algo extremamente comum para a maioria dos trabalhadores brasileiros. Nos últimos meses, muitas empresas perceberam vários benefícios nesse modelo, incluindo redução de custos operacionais e maior flexibilidade para os colaboradores — o que, por consequência, acaba otimizando sua produtividade. Mas, é claro, também é necessário ficar atento aos novos riscos de segurança cibernética que esse panorama traz.

Um problema bastante comum é a dificuldade do colaborador em delimitar de forma adequada os espaços para informações pessoais e profissionais. Digamos que a sua empresa utilize uma solução específica para armazenamento de arquivos na nuvem — é importante que o profissional entenda que tal serviço é exclusivo para documentos e dados corporativos, evitando utilizá-lo para finalidades pessoais. O mesmo ocorre com qualquer software-as-a-service (software-como-serviço ou SaaS).

De forma inversa, é preciso tomar cuidado para não armazenar informações de cunho corporativo — o que possivelmente inclui conteúdos sigilosos e sensíveis — em outros serviços de armazenamento e plataformas online que não sejam aquelas credenciadas pela equipe de TI. Essa prática pode fazer com que tais dados confidenciais permaneçam em um nível inferior de segurança, uma vez que não estarão resguardados pelas mesmas camadas de proteção oferecidas pela solução “oficial” da empresa.

Equipamento de trabalho é para trabalho!

Outros cuidados precisam ser ressaltados — o uso correto dos equipamentos é um deles. Na maioria dos casos, as companhias estão oferecendo computadores ou notebooks para os colaboradores, e tais equipamentos já são entregues com soluções de segurança devidamente configuradas para evitar problemas. É crucial que o profissional entenda que tal máquina só deve ser usada para cumprir com suas atividades de trabalho, e não para jogar games ou outro tipo de entretenimento.

Da mesma forma, arquivos pessoais devem continuar sendo armazenados exclusivamente em sua máquina pessoal, enquanto o gadget corporativo deve guardar somente informações relacionadas ao trabalho. Nada de acessar sites inadequados, checar suas redes sociais ou assistir a vídeos no YouTube — imaginemos que estamos no escritório e que exista um firewall impedindo o acesso às tais páginas. É com essa mentalidade que você se protege e protege os ativos digitais de sua companhia!

Cuidados com o e-mail

Por fim, não poderíamos deixar de citar também a importância de resguardar a integridade de seu e-mail corporativo. Não é indicado utilizá-lo para fazer cadastros diversos e inscrições em newsletters, uma vez que isso aumenta a “rotatividade” do endereço, que pode acabar caindo em listas de spam e, consequentemente, de phishing. Resista à tentação de ter tudo em um só lugar e aprenda a manter a vida pessoal e profissional devidamente separadas — assim, protegerá tanto seus dados quanto os da corporação!

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security