Você está aqui: Página Inicial / Blog / Golpes pelo celular: como identificá-los e se proteger

Golpes pelo celular: como identificá-los e se proteger

Os golpes via celular visam enganar você para que infecte voluntariamente seu dispositivo ou entregue informações particulares.

O que são golpes pelo celular?

Os celulares estão entre os nossos bens mais valiosos hoje em dia, e os cibercriminosos sabem muito bem disso. Eles estão sempre conosco e os usamos para acessar algumas das informações mais particulares de nossas vidas. Vinculamos contas bancárias, e-mails e outros dados confidenciais aos nossos telefones, o que os tornam alvos perfeitamente centralizados para o roubo de identidades e fraudes.

Os golpes via celular visam enganar você para que infecte voluntariamente seu dispositivo ou entregue informações particulares.

Os tipos comuns de golpes via dispositivo móvel incluem:

  • Golpes de vírus no celular;
  • Phishing via SMS (Smishing);
  • Golpes por correio de voz (Vishing);
  • Golpes de um toque.

O que são golpes de vírus no celular?

Os golpes de vírus no celular são alertas falsos informando que um vírus foi encontrado no seu telefone.

Ao navegar pela Web usando seu telefone, você talvez já tenha visto alguma página com esse tipo de alerta. O alerta informa que uma varredura do seu telefone revelou uma infecção por vírus, e solicita que você tome medidas imediatas.

O golpe, então, faz com que você baixe um aplicativo "antivírus" que, na verdade, é um malware ou spyware. Após o código malicioso se instalar no seu smartphone, os golpistas podem sequestrá-lo ou infectar outros dispositivos. A maneira mais fácil de se proteger desse tipo de ataque é garantir a cibersegurança de seu telefone por meio de um antivírus. 

O que é vishing?

Vishing, ou "phishing por voz", envolve chamadas fraudulentas via celular que incitam você a executar algum tipo de ação.

No vishing, os golpistas se passarão por uma pessoa ou organização autêntica para ganhar a sua confiança. Eles podem se passar por representantes oficiais de uma empresa ou de um serviço do governo, convencendo você a fornecer informações pessoais ou dinheiro.

Esses golpes tentam fazer você agir durante a chamada. Eles criam uma sensação de urgência e esperam que você "entre em pânico" e reaja fazendo o que querem. É por isso que os golpistas vão pressionar você a pagar algo ou compartilhar informações durante a própria chamada, em vez de pedir uma ação posterior (depois de encerrar a chamada).

O que é phishing via SMS?

No phishing via SMS, ou "smishing", um golpista faz com que você execute uma ação por mensagem de texto.

Os links de malware via SMS podem ser enviados nessas mensagens e, se você abrir os links, seu dispositivo poderá ser infectado com malware ou spyware. Às vezes, o criminoso vai enganar você de uma forma diferente. Isso pode incluir fazer você ligar para um número de telefone pré-pago, adquirir uma assinatura ou entregar informações pessoais de modo forçado.

O que são golpes de um toque?

Os golpes de um toque são chamadas feitas de um número desconhecido que tocam apenas uma vez, com a intenção de que você retorne a ligação. Este golpe funciona porque os fraudadores geralmente apostam que sua curiosidade será maior do que seu julgamento crítico. Nesse golpe, são cobradas taxas quando você faz a chamada, e o lucro vai para o golpista. Essas chamadas costumam ser de um código de área internacional, o que é parte do esquema de cobrança das taxas. Às vezes, uma mensagem de voz é deixada para aumentar as chances de você executar alguma ação. Portanto, tenha cuidado se receber uma chamada ou mensagem de voz de um número desconhecido, sobretudo se não estiver esperando uma ligação.

Como evitar golpes pelo celular

Cada golpe tem suas próprias características, mas geralmente todos têm alguns objetivos e métodos comuns. Com novos tipos de golpes surgindo constantemente, você deve estar preparar para o inesperado.

Para evitar esses golpes via celular, você deve prestar atenção no que está sendo pedido. Além disso, você pode implementar uma melhor proteção em toda a sua vida digital para garantir sua segurança.

Como identificar os golpes pelo celular

Golpes de qualquer tipo geralmente jogam com suas emoções e esforçam-se para criar confiança. Algumas motivações emocionais por trás dos golpes podem incluir o seguinte:

Urgências ou ameaças podem aumentar sua predisposição a agir rapidamente. Se você sentir medo ou se preocupar com possíveis consequências por não agir, pare e faça perguntas. Qualquer pessoa respeitável responderá às suas perguntas e permitirá que você verifique se as alegações são reais. Os golpistas aumentarão a pressão. Temas comuns que geram a sensação de urgência incluem dívidas, descontos de impostos ou alegações de crimes federais.

Empatia resultante de um pedido para ajudar outras pessoas necessitadas, tornando mais difícil para você recusar. Se você sentir culpa por resistir ou questionar a veracidade de uma causa, isso pode ser um sinal de alerta. Os golpistas podem fingir fazer parte de uma instituição de caridade ou de outra causa social. Eles podem tentar enganar você usando um desastre natural recente ou outra questão do momento como parte da história.

Promessas incríveis que motivam você a fazer o que o golpista está pedindo em troca de uma recompensa. Tenha cuidado se começar a se empolgar ou alimentar esperanças em relação a uma oferta. Alguns exemplos podem incluir a alegação de que você é o ganhador de um brinde ou de que ganhou um enorme desconto em um pacote de férias.

A cada golpe, você é motivado a seguir adiante com alguma solicitação. Fique atento com estas solicitações mais comuns utilizadas em golpes:

  • Fazer um pagamento, principalmente em dinheiro ou às vezes com um vale-presente. Esses formatos são difíceis de serem reembolsados.
  • Fornecer informações, como número de conta bancária, número de segurança social ou dados de login.
  • Acessar um site usando um link para fazer login em uma conta ou receber mais informações.
  • Baixar um aplicativo ou arquivo, como um aplicativo antivírus.

Se perceber qualquer um desses sinais em um contato via telefone, tenha muito cuidado. Na maioria dos casos, você deve recusar ou retardar a tomada de ação e pesquisar sobre a veracidade das alegações.

Dicas para evitar golpes pelo celular

A melhor maneira de se proteger é ser bastante consciente sobre o uso do seu telefone. Ao mesmo tempo que deve estar preparado para identificar um golpe, você também deve melhorar a segurança da sua vida particular.

Estas são algumas dicas úteis para aumentar sua segurança contra golpes pelo celular:

Use uma rede virtual privada (VPN) ao acessar redes Wi-Fi públicas. A criptografia da VPN impede que seus dados sejam espionados quando em trânsito. Esses serviços também tornam seus dados anônimos para que não possam ser rastreados até você por meio do endereço IP ou de outros meios. 

Crie senhas altamente seguras. Nunca reutilize suas senhas. Para cada senha, é ideal usar uma sequência aleatória de caracteres. Certifique-se de variar o tipo de caracteres, ou seja, use símbolos, números, letras maiúsculas e minúsculas. Se você usar uma senha que combina palavras memorizáveis curtas, substitua algumas das letras por caracteres de símbolo ou número.

Crie PINs extensos. Em vez de usar um PIN de 4 dígitos em sua tela de bloqueio, defina-o com 6 dígitos, quando possível. Os PINs de 6 dígitos têm mais combinações possíveis, dificultando o uso de força bruta para invadir seu telefone ou suas contas. Nunca use datas ou outras informações pessoais, pois os hackers geralmente tentam qualquer coisa que possa ser encontrada publicamente on-line sobre você antes de tentar adivinhar aleatoriamente. Além disso, não use combinações numéricas básicas, como "0000" ou "1234".

Armazene suas senhas exclusivas em uma área segura on-line. De preferência, use um gerenciador de senhas. Manter um caderno de senhas ou armazená-las em suas anotações do telefone é absurdamente perigoso e nunca deve ser feito. Os gerenciadores de senhas criptografam seus dados para que não possam ser lidos por hackers. Você só precisa se lembrar de uma senha mestre para acessar a área segura. Apenas certifique-se de que este seja um de seus códigos mais fortes e complexos, a fim de evitar o acesso de pessoas mal-intencionadas.

Brindes confiáveis não exigem o pagamento de uma taxa para serem recebidos. Se alguém solicitar que você pague por um prêmio, é melhor se afastar. É muito provável que a oferta seja um golpe.

Use um aplicativo de bloqueio de chamadas. Esses aplicativos identificam e interrompem chamadas robóticas ilegais e impedem outros golpes de chegar ao seu telefone. Os serviços nem sempre são perfeitos e podem acabar rotulando uma chamada legítima como spam. Felizmente, alguns aplicativos têm rotuladores de chamadas que informam quais chamadas podem ser spam, permitindo a você decidir se deseja atendê-las.

Não interaja e desligue. Interagir de qualquer forma pode encorajar mais chamadas. Evite pressionar números para navegar por menus automatizados e não responda às pessoas se achar que é um golpe. Basta desligar e, se tiver curiosidade, faça pesquisas por conta própria sobre a alegação.

Use apenas aplicativos oficiais para obter serviços. O uso de aplicativos de terceiros para obter serviços, como bancários e de redes sociais, pode permitir que eles obtenham acesso indesejado. Ou ainda pior, o fornecimento de seu login a terceiros pode ser um golpe de phishing para roubar suas credenciais. Evite aplicativos que agregam todos os seus serviços separados em um único aplicativo, em vez de escolher o aplicativo oficial para cada serviço individual.

Fique atento à sua conta telefônica. Cobranças não autorizadas são um claro sinal de alerta da atividade de golpistas. Se encontrar alguma cobrança incomum em sua conta, denuncie rapidamente e conteste as cobranças. Mesmo que não seja um golpe, você deixará de pagar por serviços indesejados que foram incluídos a sua conta ao longo dos anos.

Use serviços de cibersegurança em seu telefone. A maneira mais simples de assegurar sua privacidade e seus dados on-line no celular é mantê-lo protegido. 

Adaptado de: Golpes pelo celular: como identificá-los e se proteger | Kaspersky