Você está aqui: Página Inicial / Blog / Como utilizar o recurso de Time Travel Query - DB2 10.1 LUW

Como utilizar o recurso de Time Travel Query - DB2 10.1 LUW

O DB2 10 é o primeiro produto de banco de dados no segmento de mercado a fornecer recursos temporais com base no padrão ANSI/ISO SQL:2011.
Como utilizar o recurso de Time Travel Query - DB2 10.1 LUW

Time Travel Query

DB2 10.1 - Time Travel Query

 

http://www.youtube.com/watch?v=7JrQdzdYwOA

 

A função Consulta de Viagem no Tempo possibilita consultar dados como estavam em qualquer ponto no passado ou como estarão em algum ponto no futuro. Isso é feito usando tabelas temporárias para armazenar um histórico das mudanças dos seus dados (linhas excluídas ou valores originais de linhas que foram atualizados) para que seja possível consultar o estado passado de seus dados. É possível associar intervalos de data e hora para especificar linhas de dados, definindo, dessa maneira, períodos de validade de negócios para os dados na sua tabela. A Consulta de Viagem no Tempo ajuda a tornar suas tabelas existentes do DB2 cientes dos requisitos de auditoria e em conformidade com eles. Ela também o ajuda a evitar o custo de desenvolvimento, implementação e manutenção de aplicativos de reconhecimento de tempo complexos.

É possível ativar facilmente a função Consulta de Viagem no Tempo para tabelas existentes usando a instrução ALTER TABLE. O DB2 suporta os três tipos de tabelas temporais a seguir.

  • As tabelas temporais de período do sistema gerenciam dados de acordo com o tempo do sistema. O DB2 mantém um histórico de execução de linhas que foram atualizadas ou excluídas. Para cada linha e seu histórico correspondente é designado um par de registros de data e hora do sistema. Quando uma linha é excluída, ela é automaticamente movida para uma tabela de histórico que é transparente aos usuários e aplicativos.
  • Tabelas temporais de período do aplicativo gerenciam o tempo de negócios. Aplicativos fornecem datas ou registros de data e hora para descrever quando os dados em uma determinada linha foram ou serão válidos em um contexto de negócios.
  • Tabelas bitemporais gerenciam o tempo do sistema e o tempo dos negócios, possibilitando que os aplicativos gerenciem as datas efetivas de seus dados de negócios, enquanto o DB2 mantém um histórico completo de mudanças de dados.

O DB2 10 é o primeiro produto de banco de dados no segmento de mercado a fornecer recursos temporais com base no padrão ANSI/ISO SQL:2011. Os recursos de gerenciamento de dados temporais no DB2 são integrados de maneira contínua com todos os outros recursos de banco de dados.

A Consulta de Viagem no Tempo está disponível na maioria das edições do DB2, começando com o DB2 Express.