Você está aqui: Página Inicial / Blog / Como identificar e evitar aplicativos falsos

Como identificar e evitar aplicativos falsos

As lojas de aplicativos móveis oferecem inúmeras opções para os usuários de dispositivos, mas, nesse grupo tão grande, pode haver malwares que se parecem com aplicativos legítimos

Alguns aplicativos falsos copiam tudo do aplicativo original, incluindo a interface do usuário e a seleção de produtos. Os imitadores criam e vendem suas próprias versões de aplicativos populares com uma velocidade alarmante. Enquanto as lojas de aplicativos lutam para identificar e eliminar aplicativos falsos, você mesmo pode tomar algumas medidas para garantir que só baixará aplicativos autênticos.

Direto da fonte

Uma forma de se sentir tranquilo ao baixar um aplicativo autêntico é visitar o site oficial do desenvolvedor e clicar no link direto para o aplicativo na loja de aplicativos. Isso também revela quem é o fornecedor confiável da loja para aplicativos semelhantes da mesma empresa.

Tenha cuidado ao baixar qualquer aplicativo da loja, caso não consiga achar um link direto para ele no site oficial da empresa. Algumas empresas não têm aplicativos associados, o que significa que qualquer aplicativo associado a elas na loja de aplicativos é falso, desenvolvido para roubar suas informações de cartões de crédito, seus contatos e outros dados particulares. Da mesma forma, algumas empresas não têm aplicativos oficiais disponíveis em certas regiões, então os golpistas criam imitações para enganar os usuários desses países. Se você acha que uma empresa tem um aplicativo, mas não consegue encontrar o link, entre em contato com ela e solicite informações e o local para download.

Boca a boca e recomendações

Se um aplicativo que você deseja não tem um site oficial, como no caso de aplicativos de desenvolvedores independentes, leia todas as avaliações, observando comentários positivos e negativos. As avaliações negativas podem revelar problemas que usuários antigos tiveram com o aplicativo. Preste atenção especial aos comentários que dizem que o aplicativo solicita permissões suspeitas, faz cobranças não autorizadas usando uma carteira digital, faz alterações não autorizadas nas configurações ou age de forma estranha. Se um usuário diz que o atendimento ao cliente do fornecedor não existe, esse é outro grande alerta para um aplicativo falso.

As avaliações positivas podem mostrar tanto quanto as negativas. Os aplicativos falsos podem ter uma grande parcela de avaliações positivas adquiridas na Dark Web. É improvável que um aplicativo tenha muitas avaliações positivas detalhadas e empolgadas ao longo de todo seu histórico de desenvolvimento. Verifique se o histórico de avaliações inclui experiências detalhadas dos clientes de vários ciclos de atualização passados.

Muitas vezes, há um registro nas lojas de aplicativos que indica se o aplicativo é recomendado ou se os administradores da loja consideram o fornecedor confiável. Esses são sinais que indicam aplicativos autênticos.

Os detalhes

Talvez você consiga detectar aplicativos falsos simplesmente lendo as descrições e vendo as imagens com atenção. Normalmente, empresas de verdade revisam as descrições cuidadosamente e publicam apenas capturas de tela claras e profissionais. Em geral, isso não ocorre com os aplicativos falsos.

Além disso, aplicativos muito novos devem ser baixados com cuidado, enquanto um aplicativo com um longo histórico de atualizações tem mais chances de ser autêntico. Leia as notas de atualização na descrição para ver se as atualizações foram feitas para responder a reclamações de clientes, adicionar recursos ou corrigir erros, e procure informações sobre atualizações planejadas futuras.

Eu baixei o aplicativo certo?

Em alguns casos, parece que tem algo errado com o aplicativo quando você começa a usá-lo. Se a identidade visual e a experiência do usuário parecerem estranhas, é hora de fazer uma pesquisa para determinar se o aplicativo é falso. Por exemplo, talvez você perceba que as cores estão diferentes do site ou dos anúncios, que tem algo errado com o logotipo ou estão faltando alguns recursos prometidos. Desinstale o aplicativo e entre em contato diretamente com a empresa para saber se você baixou o aplicativo correto.

Às vezes, os aplicativos falsos são malwares disfarçados, e um jogo pode estar fazendo upload dos seus contatos e transmitindo sua localização em segundo plano. Certifique-se de que todos os aplicativos instalados tenham apenas as permissões que são totalmente necessárias para seu funcionamento e desative todas as outras permissões.

Se você acha muito trabalhoso identificar aplicativos falsos, talvez a melhor estratégia seja não baixar aplicativos irrelevantes. Para muitas finalidades, como fazer compras e verificar horários de filmes, o aplicativo de uma empresa e o site correspondente oferecem uma experiência de usuário semelhante. Se você puder acessar o site usando uma conexão HTTPS criptografada, é mais seguro do que usar um aplicativo.

Você pode ajudar a eliminar aplicativos falsos e tornar as lojas de aplicativos que você usa mais seguras para todos os usuários. Quando encontrar uma falsificação óbvia ou baixar um aplicativo falso acidentalmente, denuncie-o à empresa que está sendo copiada e à loja de aplicativos. Os aplicativos falsos são um problema generalizado, mas o empenho dos usuários de lojas de aplicativos ajuda a impedir que os criminosos continuem se aproveitando de usuários desavisados.

Reprodução de: Como identificar e evitar aplicativos falsos | Kaspersky