Você está aqui: Página Inicial / Blog / Como fazer compras em lojas online de forma segura?

Como fazer compras em lojas online de forma segura?

O e-commerce disparou durante a pandemia por conta da obrigação do isolamento social; formato é prático e agradável, mas o “boom” do comércio digital também traz alguns riscos à sua segurança cibernética.

O conceito de loja virtual não é nem de longe algo novo — o primeiro produto vendido pela internet foi uma pizza de cogumelos e pepperoni, em 1994, pela famosa cadeia de restaurantes Pizza Hut. De lá para cá, não foi necessário muito esforço para que o comércio eletrônico caísse no gosto do povo. Afinal, venhamos e convenhamos, trata-se de um dos conceitos mais úteis que a internet já criou: você navega em um site, escolhe os itens que deseja, realiza o pagamento e recebe sua encomenda sem precisar sair de casa.

Se o chamado e-commerce já era um queridinho dos mais antenados, ele se tornou uma verdadeira necessidade durante a pandemia, já que, com o isolamento social absoluto, os consumidores não viram outra opção a não ser comprar online. O inverso proporcional também ocorreu: as lojas, sem poder abrir as portas ou receber 100% de sua capacidade, tiveram que investir nas vendas digitais. O setor de vendas pela internet disparou como nunca.

Mas nem tudo são flores, e, como todos nós sabemos, o crime cibernético também segue as tendências como um rato segue os faros de um bom queijo. Mais do que nunca, fazer compras online se tornou uma tarefa perigosa, tendo em vista a quantidade de golpes e fraudes que existem pela web. Aliás, até mesmo lojas confiáveis podem se tornar o seu carrasco, já que vazamentos de dados são constantes e um incidente desses pode expor seu cartão de crédito. Nesse cenário, como garantir a sua proteção?

Como blindar seu carrinho de compras

Claro, existem várias técnicas que você pode adotar em seu cotidiano para continuar desfrutando das facilidades do e-commerce sem se preocupar. A primeira delas é a mais óbvia de todas: faça as suas compras apenas em sites confiáveis. Pesquise a reputação da loja virtual antes de fechar negócio e verifique se ela pelo menos possui um certificado SSL (o famoso cadeado verde na barra de endereços do navegador) válido. Encontrou uma loja obscura desconhecida ou reclamações de determinada página? Caia fora imediatamente.

Outra dica de ouro é tomar muito cuidado com as promoções que chegam via e-mail, redes sociais ou correntes do WhatsApp. Os criminosos adotam tais canais para espalhar golpes de phishing que te levam para réplicas altamente fiéis de lojas virtuais renomadas. Porém, fechar uma compra nesse ambiente significa dar seus dados financeiros ou até mesmo seu dinheiro vivo (caso opte por pagamento via depósito ou boleto bancário) diretamente para as mãos do meliante digital.

E, por falar em depósitos e boletos, escolha bem o método de pagamento que você usará. A nova moda é usar o PIX, já que ele permite compensações imediatas; porém, prefira usar cartões de crédito, que facilitam a sua vida na hora de realizar um eventual estorno. Vale lembrar que a maioria dos bancos e fintechs da atualidade permitem que você crie cartões de crédito virtuais, que nada mais são do que uma versão online de seu cartão que pode ser ativada e desativada a qualquer momento pelo aplicativo de mobile banking.

Use e abuse desse recurso! Ele é precioso para garantir que o pior não aconteça: no caso de um vazamento de dados em uma loja confiável na qual você fez uma compra anos atrás, basta apagar o cartão virtual usado naquela compra e gerar um novo para se livrar do perigo.

Tempos felizes, porém sombrios

Embora essas dicas sejam úteis a qualquer época do ano, vale ressaltar que estamos em tempos de Black Friday e festas de fim de ano — o que significa um volume maior de compras online e, consequentemente, um número maior de golpes e fraudes digitais. Sendo assim, fique de olho, lembre-se sempre dessas dicas e não deixe que um criminoso cibernético tire vantagem de você!

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security