Você está aqui: Página Inicial / Blog / Você instala extensões em seu navegador? Tome cuidado!

Você instala extensões em seu navegador? Tome cuidado!

Embora muitos add-ons possam, de fato, trazer mais recursos para o seu navegador, é necessário cautela antes de instalá-los; alguns podem ser maliciosos e até mesmo roubar seus dados.

Uma das coisas mais legais dos navegadores modernos é a possibilidade de instalar add-ons, elementos que fornecem recursos adicionais à navegação dos usuários. Existem add-ons, por exemplo, que bloqueiam anúncios em páginas da web, outros que facilitam o download de vídeos em plataformas específicas, e assim por diante. E, com lojas digitais repletas de opções para você escolher, não fica difícil encontrar uma extensão que atenda às suas necessidades. Porém, você sabia que é preciso ter cautela ao instalar esses programas no seu computador?

Acontece que vários deles podem ser maliciosos, carregando malwares, roubando seus dados ou espionando o seu tráfego web. No geral, as lojas de extensões não costumam ser tão rigorosas ao aceitar um script em seu catálogo — e é aí que entram os criminosos cibernéticos. Há, também, o risco de que você instale um add-on legítimo, mas que um golpista “roube” a conta do desenvolvedor original e envie uma versão maliciosa. Como eles são atualizados automaticamente, você será uma vítima.

Extensões malignas

Basta uma rápida pesquisa no Google para encontrar notícias de “lotes” inteiros de add-ons maliciosos sendo descobertos por pesquisadores e removidos às pressas dos marketplaces oficiais dos principais navegadores do mercado. Em 2020, 28 extensões foram pegas no flagra espalhando malwares; estima-se que pelo menos 3 milhões de internautas foram afetados ao baixar as edições maliciosas dos scripts.

“Nossa hipótese é a de que ou as extensões foram criadas com o malware embutido, ou o autor esperou que as extensões se tornassem populares para, em seguida, enviar uma atualização contendo o malware. Também pode ser que o autor tenha vendido as extensões originais para outra pessoa depois de criá-las e que, posteriormente, o cliente tenha introduzido o malware”, explica o pesquisador responsável pela descoberta.

Ih, quebrou tudo…

Também é importante lembrar que mesmo add-ons legítimos e benignos podem causar transtornos ao deixar seu browser muito mais lento — afinal, quanto mais “periféricos” você colocar no software, mais memória RAM e poder computacional da CPU ele vai utilizar. Às vezes, o usuário baixa tantas extensões que o uso do navegador se torna inviável!

Outro problema menos grave, mas ainda assim incômodo, é o fato de que muitas extensões podem acabar “quebrando” a diagramação de um website, impedindo a correta visualização de elementos como menus e botões. Essas são duas situações que não representam um perigo propriamente dito à sua privacidade, mas atrapalham bastante o seu cotidiano.

Quatro passos para se proteger

Existem algumas dicas simples que você pode seguir para se proteger contra tais riscos:

  • Observe as avaliações de uma extensão antes de baixá-la: os marketplaces permitem que outros usuários deixem notas e comentários sobre um add-on; avalie esse material para garantir que esteja baixando algo seguro.

  • Instale apenas o necessário: a menos que seu computador tenha especificações monstruosas, é bem capaz que, com 10 extensões, o browser se torne lento o suficiente para estragar sua experiência de navegação na web.

  • Apenas baixe extensões das lojas oficiais de seus devidos navegadores: embora isso não garanta total segurança, fazer download de repositórios externos que não sejam de confiança pode ter como consequência uma infecção por malwares.

  • Evite extensões desenvolvidas para finalidades “ilegais”: se determinado site não permite o download de vídeos, não tente burlar isso com um add-on. Além de correr o risco de ser infectado, você ainda estará adotando uma postura antiética.

Seguindo essas dicas simples, você poderá continuar navegando sem maiores preocupações usando seu browser favorito. Como sempre, o truque aqui é manter o “desconfiômetro” calibrado, evitando baixar programas desconhecidos, suspeitos e pouco conhecidos no mercado.

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security